MAMOPLASTIA DE AUMENTO – PROTESE DE MAMA
Nome técnico: Inclusão de implante mamário de silicone.
Região do corpo: Mamas.
Idade recomendada: A partir dos 15 anos.
Anestesia: Local ou peridural com sedação assistida.
Duração do procedimento: Em média 01 hora.
Permanência hospitalar: 6 Horas.
Cicatriz: Discreta.
Pré-operatório: Exames laboratoriais e de imagem (ultrassom de mamas e/ou mamografia); arquivo fotográfico.
Pós-operatório: Sutiã cirúrgico modelador por 30 dias. Evitar dormir de bruços neste período.
Tempo de recuperação: 5 a 14 dias.
A mamoplastia de aumento, ou inclusão de implante mamário de silicone é um dos procedimentos da cirurgia plástica mais realizados atualmente.
Com o decorrer do tempo, fatores como idade, genética, gravidez, alternância de peso e exposição crônica ao sol, podem mudar o tamanho e a forma das mamas.
A inclusão do implante visa obter mamas mais firmes e atraentes em mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho ou forma das mamas.
Além disto, a mamoplastia de aumento é passível de corrigir assimetrias de volume, deixando-as simétricas, sendo também útil na reconstrução, parcial ou mesmo total, de mamas de pacientes mastectomizadas (amputação da mama) como conseqüência de tumores.
Cumpre lembrar que a mamoplastia de aumento não é o procedimento de escolha para corrigir mamas ptosadas (caídas).
Nestes casos, geralmente é necessário uma mastopexia, que pode ser associada a este procedimento.
Trata-se de um procedimento que visa à retirada do excedente de pele, responsável pela queda das mamas, reposicionando-as à posição ideal, além de harmonizá-las ao tórax da paciente.
Este tipo de cirurgia consiste na introdução de um implante de silicone, especificamente fabricado para este fim, através de uma incisão realizada no sulco inferior da mama (entre a mama e o tórax), ou ao redor da aréola, em sua porção inferior, ou ainda na axila, em sua dobra natural.
Os implantes mamários de silicone podem ser colocados em três planos diferentes: submuscular, subglandular, ou ainda, subfascial.
No plano submuscular, o implante é colocado parcial ou totalmente abaixo do músculo peitoral, contra a parede torácica.
No plano subglandular, o implante é posicionado atrás da glândula mamária e acima do músculo peitoral.
OPÇÕES DE IMPLANTES MAMÁRIOS
Aprovados pela FDA (FOOD AND DRUG ADMINISTRATION), em 2.006, os implantes mamários são conchas de elastômero de silicone preenchidos com gel de silicone de alta coesividade.
Não há evidencias na literatura, de que os implantes de silicone aumentem o risco de câncer de mama, distúrbios do tecido conjuntivo ou doença autoimune.
Os implantes possuem uma variedade de formas, textura ou mesmo perfis.
Podem ser redondos ou anatômicos e ter a superfície lisa ou texturizada.
O perfil de um implante mamário de silicone pode ser padrão baixo, moderado, alto, ou ainda, super alto. Finalmente, variam de tamanho ou volume.
O tipo, estilo e tamanho dos implantes mamários de silicone escolhidos devem ser determinados pelo seu estilo de vida, contorno corporal, quantidade de tecido mamário, altura, largura do tórax, tamanho e aparência desejados.
Desta forma, o cirurgião plástico, deve expor à paciente todas as possibilidades e orientá-la sobre o tipo de implante que ficaria mais harmônico em seu corpo, determinando assim em comum acordo com a paciente, o planejamento cirúrgico ideal, após cuidadoso estudo fotográfico de cada caso.