Power Assisted Lipoplasty (P.A.L.)

  • Nome Técnico: Vibrolipoaspiração; Vibrolipo; Power Assisted Lipoplasty
  • Partes do corpo: abdômen, flanco, dorso, cóccix, púbis, culote, interno de coxa, interno de joelho, queixo (papada), entre outras regiões do corpo.
  • Idade recomendada: após a alolescência, quando o crescimento cessar.
  • Anestesia: local com sedação assistida, peridural com sedação assistida ou anestesia geral.
  • Duração do procedimento: em média 1 a 2 horas.
  • Permanência hospitalar:  entre 6 a 24 horas.
  • Cicatriz: a cicatriz geralmente fica escontida numa prega natural, uma vez que a incisão é pequena, inferior a 0,5 cm de extensão.
  • Pré-operatório: exames laboratoriais e de imagem; arquivo fotográfico.
  • Pós-operatório: cinta elástica modeladora por aproximadamente 45 dias, associado a drenagens linfáticas e acompanhamento nutricional.
  • Tempo de recuperação: repouso por 1 dia, podendo retornar as atividades habituais em 03 a 05 dias. Atividades físicas leves são liberadas a partir do primeiro mês, dependendo da região lipoaspirada.

A lipoaspiração é hoje, um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Tal procedimento consiste na aspiração de depósitos de gordura do organismo e que não cedem com dietas ou atividades físicas, contribuindo à aparência desproporcional do contorno corporal, além de causar problemas de ordem física e/ou psicológica.

Embora seja uma técnica recente, vem sofrendo constantes modificações em sua maneira de execução. Mudanças estas que tem alcançado melhores resultados, com mais segurança e melhor grau de satisfação para os pacientes submetidos a este procedimento.

Trata-se da VIBROLIPOASPIRAÇÃO (POWER ASSISTED LIPOPLASTY), técnica cirurgica, que visa a associação de um aparelho especifico (VIBROFIT®) que realiza movimentos vibratórios com a cânula, permitindo portanto, o uso de cânulas mais finas e delicadas juntamente com a técnica tumescente, a qual utiliza soluções que promovem uma vasoconstrição dos vasos e colaboram para reduzir o sangramento e traumatismo durante o procedimento.

Isso resulta em movimentos mais delicados e precisos por parte do cirurgião, que deixa de executar os movimentos bruscos e traumáticos inerentes á lipoaspiração convencional, permitindo assim um resultado mais preciso na modelagem do corpo.

Através da técnica da vibrolipoaspiração é possível aspirar uma quantidade maior de gordura (uma vez que o material aspirado é praticamente gordura, com quantidade mínima de sangue) de forma menos traumática. Desta forma teremos menor edema (inchaço) no pós-operatório e portanto um retorno mais precoce as atividades habituais.

 

TÉCNICA CIRÚRGICA

A vibrolipoaspiração utiliza um aparelho eletrônico, que realiza um mecanismo de vibracao através de movimentos rápidos e intensos, facilitando o deslizamento da cânula na gordura. Desta forma o procedimento torna-se mais rápido e seguro (a segurança é um grande diferecial), menos traumático e, consequentemente, causa menos dor no pós-operatório, possibilitando um retorno mais precoce as atividades habituais.

Outra vantagem da vibrolipoaspiração é que a gordura lipoaspirada pode ser enxertada em áreas que, eventualmente, precisem de preenchimento de volume, a citar: bumbum, coxas e o quadril.

De acordo com estudos comparativos realizados, a vibrolipoaspiração:

  • DIMINUI EM MÉDIA 35% O TEMPO CIRÚRGICO
  • DIMINUI A DOR PÓS-OPERATÓRIA EM 45%
  • DIMINUI O EDEMA E EQUIMOSES EM APROXIMADAMENTE 50%
  • AUMENTA A QUANTIDADE DE GORDURA RETIRADA EM 30%
  • MELHOR APLICAÇÃO EM ÁREAS DE FIBROSE / REINTERVENÇÕES E LIPOASPIRAÇÃO SUPERFICIAL
  • MAIOR ACESSO A AREAS DE DIFICIL ACESSO: REGIÃO UMBILICAL, EPIGASTRIO E DORSO.
  • MAIOR SATISTFAÇÃO DO PACIENTE

Portanto, esta técnica proporciona mais conforto e segurança ao paciente e ao medico, o que também facilita a associação de outras cirurgias num mesmo ato cirúrgico.

A VIBOLIPOASPIRAÇÃO é um refinamento da lipoaspiração tradicional.

Aplicável em todas as partes do corpo, a técnica pode ser feita em qualquer pessoa que deseje melhorar sua forma física, além de possuir uma indicação médica e condições clínicas para a cirurgia. Também é indicada para os que precisam fazer uma segunda lipoaspiração ou retirar a gordura em áreas de difícil abordagem.

É preferencialmente indicada para pacientes com peso relativamente normal, pele firme, bom tônus muscular e boa consistência do tecido celular subcutâneo. Nestes casos, a lipoaspiração produz resultados gratificantes resgatando a harmonia do contorno corporal.

Cumpre lembrar, que não se trata de uma cura para a obesidade; pacientes submetidos à vibrolipoaspiração podem estar apenas a 20% acima de seu peso ideal. Essa técnica não pode ser encarada como uma opção para a dieta, mas sim como um recurso para melhoria da silhueta e retirada de gordura localizada.

A vibrolipoaspiração visa redução de medidas através da redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, e não a redução de peso corporal, uma vez que a maior mudança se dá na silhueta e não na balança (isso se deve ao pouco peso da gordura se comparada com outros tecidos corporais: ossos, músculos). Sendo assim, os melhores resultados são obtidos nas vibrolipoaspirações em que o paciente apresenta apenas gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes tem maior probabilidade de originar flacidez cutânea e, portanto, irregularidades.

Procedimentos de vibrolipoaspiração podem durar de 1 a 3 horas dependendo da extensão da área a ser aspirada.

Como toda cirurgia, o bom resultado esta na indicação precisa do procedimento, capacidade profissional do médico cirurgião plástico, infra-estrutura do local a ser realizado e cuidados pós-operatórios por parte da paciente.