- Nome Técnico: Lipoaspiração / Lipoescultura
- Partes do corpo: abdômen, flanco, dorso, cóccix, púbis, culote, interno de coxa, interno de joelho, queixo (papada), entre outras regiões do corpo.
- Idade recomendada: após a alolescência, quando o crescimento cessar.
- Anestesia: local com sedação assistida, peridural com sedação assistida ou anestesia geral.
- Duração do procedimento: em média 2 a 3 horas, dependendo da extensão dos seguimentos a serem lipoaspirados.
- Permanência hospitalar: entre 6 a 24 horas.
- Cicatriz: a cicatriz geralmente fica escondida numa prega natural, uma vez que a incisão é pequena, inferior a 0,7 cm de extensão.
- Pré-operatório: exames laboratoriais e de imagem; arquivo fotográfico.
- Pós-operatório: cinta elástica modeladora por aproximadamente 45 dias, associado a drenagens linfáticas e acompanhamento nutricional.
- Tempo de recuperação: repouso por 5 a 7 dias, podendo retornar as atividades habituais em 10 a 15 dias. Atividades físicas leves são liberadas a partir do primeiro mês, dependendo da região lipoaspirada.
A lipoaspiração é hoje, um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Tal procedimento consiste na aspiração de depósitos de gordura localizada que desenvolvem-se em diversas regiões do organismo e que não cedem com dietas ou exercícios físicos regulares, contribuindo à aparência desproporcional do contorno corporal, além de causar problemas de ordem física e/ou psicológica. A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente, ou em associação a outros procedimentos de cirurgia plástica, a citar, abdominoplastia.
É preferencialmente indicada para pacientes com peso relativamente normal, pele firme, bom tônus muscular e boa consistência do tecido celular subcutâneo. Nestes casos, a lipoaspiração produz resultados gratificantes resgatando a harmonia do contorno corporal.
Cumpre lembrar, que não se trata de uma cura para a obesidade; pacientes submetidos à lipoaspiração podem estar apenas a 20% acima de seu peso ideal. A lipoaspiração visa redução de medidas através da redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, e não a redução de peso corporal, uma vez que a maior mudança se dá na silhueta e não na balança (isso se deve ao pouco peso da gordura se comparada com outros tecidos corporais: ossos, músculos). Sendo assim, os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta apenas gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes tem maior probabilidade de originar flacidez cutânea e, portanto, irregularidades.
Procedimentos de lipoaspiração podem durar de 1 a 5 horas dependendo da extensão e técnica empregada. Embora existam várias técnicas de lipoaspiração, a técnica tumescente é a mais utilizada. Antes de remover a gordura infiltra-se líquido na área a ser tratada através de um dispositivo com orifício denominado cânula. A solução auxilia a entorpecer a área a ser tratada, controla a perda sanguinea e facilita a remoção de gordura.
No caso da lipoescultura, parte da gordura aspirada é usada para ser enxertada, após adequado tratamento de purificação, em áreas em que se precisa um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc).
Concluindo: a lipoaspiração é hoje uma das mais seguras e realizadas cirurgias plásticas. Como toda cirurgia, o bom resultado esta na indicação precisa do procedimento, capacidade profissional do médico cirurgião plástico, infra-estrutura do local a ser realizado e cuidados pós-operatórios por parte da paciente.